Total de visualizações de página

30 anos de uma Libertadores de verdade: a primeira vitória da Libertadores Blooming 0x2 Grêmio



Os dois jogos seguintes seriam na Bolívia, o primeiro no dia 22 de março contra o Blooming e o pequeno empate em casa deixou a torcida do Grêmio preocupada e a imprensa vermelha, muito mais. Ah! e antes que esqueça, lembre-se que em 1983 estamos tratando de uma Libertadores de verdade, só o primeiro do grupo classifica e também que o horário do jogo não era por causa da novela. O Grêmio foi a Bolívia dia 21 de março, na segunda e o jogo seria realizado na terça, não tinha mimi. 

Não havia informações sobre os times que vinham pela frente, mas este jogo, em um apanhado foi um dos menos dramáticos. As coisas na Bolívia estavam péssimas, uma enchente matou 35 e deixou mais de 50 desaparecidos naquela semana. O onde o Grêmio se hospedara, serviu de abrigo para os desabrigados e o Blooming na estréia havia levado 6x0 na cacunda do rival, o Bolívar, mas falamos de Grêmio e queremos ser Libertadores.  

Mudanças no time, Osvaldo de volta a meia-cancha no lugar de Bonamigo, Renato na ponta direita e Tarciso no banco, Silmar no lugar de Paulo Roberto que quer ir pro São Paulo e Lambari começa a ganhar espaço no lugar de Tonho. O Blooming ainda estava embriagado com a derrota e numa noite infernal, quente, abafada e úmida e ao som do urro de 30 mil torcedores contra, mas vamos para cima. 

O Grêmio teve atitude no primeiro tempo, atacou, criou chances, afinal queria ganhar, mas o primeiro tempo acabou em branco e a noite infernal, ficou par o segundo tempo. O  Blooming entra tascando uma bolada no travessão, ninguém havia os avisado que bola na trave não altera o placar, mas a resposta do Grêmio foi certeira aos 7' da complementar Lambari cobra escanteio coloca na cabeça e Tita e... CAXA! Mas mantenhamos a calma, dois minutos depois... Deus estava guardando algo melhor para Renato! César ajeitou de cabeça um cruzamento vindo da esquerda, coloca para Renato no meio da área, ele, por sua vez, mata a bola no peito faz uma baita e genial embaixada que o livra do zagueiro e bate na saída do Blooming. Os três segundos de Renato! Ponteiros é assim que se faz futebol!

Assim, o Grêmio era líder do grupo e de olho no saldo do Bolívar. Entramos de vez na Libertadores com a primeira vitória. 


Ficha técnica:

Blooming: Terrazas, Herrera, Gallardo (Mouro), Villalon, Vaca, Melgar, Castilho (Paniagua), Taborda, Reveliz, Sanchez, Soja. Técnico: Raúl Pino.

Grêmio: Remi, Silmar, Leandro, De Léon, Casemiro, China, Osvaldo, Tita, Renato, César, Lambari. Técnico: Valdir Espinosa.

Data: 22 de março de 1983

Local: Estádio Ramon Tauhichi Aguilera - Santa Cruz de la Sierra

Árbitro: Ramon Barreto (Uruguai) auxiliado por José Martinez e Ernesto Fillippi

Gols: Tita (7 min.) e Renato (9 min.) -ambos da etapa complementar-.

Público: 30.000 pagantes



Nenhum comentário:

Postar um comentário